Supermercado com terminal de autoatendimento
Pode ser um tanto difícil migrar pra uma cultura diferente da qual fomos criados, mesmo que temporariamente, alguns hábitos e quem sabe vícios precisam ser alterados. Já percebi vários detalhes diferenciados entre esse paradigma cultural que existe entre Brasil e Canadá, assim como deve existir entre inúmeros outros países no mundo.
Semana passada acabou o papel higiênico no banheiro dos estudantes aqui na homestay. Desde que cheguei a três semanas atrás, foram usados três rolos que já estavam lá no banheiro. Não perguntei pra host se ela quem deve repor ou nós devemos comprar nosso próprio. Mas como eu gosto de ter meus artigos de higiene separados, guardando tudo aqui no quarto e levando junto ao banheiro quando necessário, na última sexta-feira resolvi comprar um pacote.
Aqui em um dos shoppings de Toronto tem uma loja chamada Canadian Tire. É uma loja de conveniência especializada em artigos para o lar, tem realmente de tudo, passando por artigos específicos para reforma de uma casa, eletrodomésticos, eletrônicos, produtos para cama, mesa e banho, além do que mais você imaginar. Chegando no corredor dos artigos de limpeza, comecei achando estranho porque enquanto no Brasil conseguimos comprar em qualquer lugar um pacote pequeno de papel higiênico com apenas 4 unidades, aqui os menores pacotes são o da imagem abaixo com 12 unidades, ao menos nessa loja. Analisando em termos de valores até compensa, pois o pacote custou em torno de $ 5,07 dólares (CAD).
Chegando na área de Check Out (caixa), olhei por todos os lados e não havia atendente algum trabalhando, todos os caixas estavam aparentemente abandonados. Analisando melhor percebi uma coisa inusitada. Haviam diversos terminais onde as pessoas estavam passando os produtos e interagindo de forma autônoma, conforme as instruções passadas pela máquina. Caso o pagamento seja feito por cartão de crédito, o próprio cliente passa o cartão e fim de papo ou se é com dinheiro em espécie, existe um espaço para inserir as notas e se necessário, receber o troco. Um funcionário passa para ensacar os produtos, caso seja preciso, pois geralmente grande parte dos estabelecimentos aqui cobra cerca de $ 0,05 cents (CAD) por cada sacola. Antes de sair ensacando, o atendente sempre pergunta “Do you need a bag? [Você precisa de sacola?]”, no caso do terminal de auto-atendimento acima, existe uma opção para selecionar.
Bom, após observar o funcionamento, fui em frente ao novo estilo de caixa recentemente conhecido, finalizando assim as compras. Afinal, se você sabe usar um caixa eletrônico em um banco, consequentemente vai saber usar um desses também.